10 fevereiro 2014

8

Resenha: Feios

Nome do Livro: Feios.
Título Estrangeiro: Uglies.
Autor: Scott Westerfeld.
Data da publicação: 2005.
                                                                                                  
Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.




Sobre Os Personagens

Os personagens do Westerfeld são bem construídos e são bem fundamentados, ele consegue fazer nos envolver com o personagens e nos coloca na trama junto com ele, e logo nos faz sentir tudo que o personagem sentem. Seja a ansiosidade que é bem iminente na Tally. Ela é uma personagem agradável e bem interessante, o único problema da Tally eu acho é a confusão em relação as suas escolhas, em relação aos seu melhor amigo de infância Peris e a sua mais nova amiga Shay. Peris é o melhor amigo de Tally e uns três meses mais velhos que ela, logo se transformou em perfeito primeiro. E Shay nasceu no mesmo dia de Tally e tem muito em comum com ela o que cria um laço forte entre elas. Mas voltado para o problema de Tally logo é resolvido com uma parte de sua personalidade que é bastante impulsiva, o que me fez gostar em parte dela.


A História


Bom, o livro é uma distopia e como toda distopia se passa em uma sociedade futurística onde a sustentabilidade é uma chave importante, toda cidade é auto-sustentável, tudo é movido a energia limpa, tudo é reciclável até as roupas. E ao mesmo tempo que ela é bem sustentável e muito tecnológica. mais esse não é o foco principal dessa sociedade a sua peculiaridade que torna a distopia, diferente das outras é a questão da cultura da beleza. A cidade é dividida em Nova Perfeição e Vila dos Feios. Nessa sociedade todos aos 16 anos sofrem um cirurgia que as tornam perfeitas, tirando qualquer imperfeição e a transformando em um ser de beleza escomunal. Enquanto não chegam aos 16 anos de idade eles vivem em um reformatório na Vila Feia, uma cidade sem o glamour de Nova perfeição, onde tudo o que resta para se divertir é aprontar e fugir e coisas de adolescentes. Já o cenário de nova Perfeição é voltado para o luxo e o glamour onde festas regadas a bebidas e excessos toma toda a rotina de um Perfeito. E é nesse cenário que a história de Tally Youngblood é contada, onde a beleza é tudo para você se tornar alguém notável no meio social. mas como toda sociedade onde você é obrigado a algo e esse algo envolve em ser perfeito como todo mundo, não agrada muitos dos feios, e é aí que toda trama se inicia e Tally Youngblood que sonha com a cirurgia para voltar ao lado de seu amigo Peris, se vê em um grande dilema com a chegada da Shay e seus ideais radicais. E é aí que se inicia toda a história e o dilema de se torna uma perfeita e honrar seu melhor amigo ou seguir os ideais contrárias de sua recém amiga e ir contra toda uma sociedade. 




"Uma faixa de tons de laranja e amarelo incendiava o céu, magnífica e surpreendente, espetacular como fogos de artifício, só que mudando num ritmo imponente, quase imperceptível. Estava percebendo como eram as coisas na natureza. Perigosas ou lindas. Ou ambas as coisas". Feios pág. 150


Comentários


É uma boa distopia, pra quem curte fica aí a indicação a narrativa do Scott é muito fluída e gostosa de ser lida, e passa super rápido e os capítulos são curtos as páginas vão passando e quando você vê se passou todas as páginas. Com uma temática bastante interessante que nos leva a refletir sobre os valores da nossa sociedade atual e nos faz vê que de fato estamos caminhando para algo assim. Apesar da nota alta ele não foi favorito, por que ele não me trouxe o misto de emoções que a minha distopia favorita até o momento me trouxe. Mas levou a mesma nota por conta da empolgação que me fez lembrar dela, apesar de temáticas distintas. E é por isso que o primeiro livro da antiga trilogia e hoje série Feios leva:


Bom Pessoal aí está mais uma resenha espero que tenham gostado, não esqueça de deixar aquele comentário e vamos discutir sobre o livro.

8 comentários:

  1. Clovis, já tive vontade de ler este livro, aí não tive mais porque todo mundo tava lendo e agora você me fez voltar com essa vontade. Quero ler essa história de vez! Amo distopias!!!

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, eu indico pelo menos até o momento eu estou gostando da série e a narrativa ajuda muito, ela ainda não superou Jogos Vorazes, mas é uma boa distopia. Leia sim e depois me conte o que achou.
      Beijos.

      Excluir
  2. Ai, anos atrás eu criei tanta expectativa com essa série que acabei me decepcionando. Tinha tudo pra me encantar: a critica a nossa cultura de beleza padronizada, distopia, YA, protagonista mulher. Mas não aconteceu, achei cansativo e repetitivo, não consegui ler o terceiro livro.

    beijos
    Bia - Livro do dia

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do Primeiro e estou começando o segundo espero que a história não decaia em qualidade ao longo dos livros, pois esse é um mal em trilogias e sagas.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou passando por uma fase cheia de distopias e resolvi tirar essa série da prateleira. Não sei se eu criei muitas expectavas, mas esparrava mais desse livro.

    Tive problemas com a protagonista, e provavelmente isso acabou atrapalhando a minha leitura. Ficou coim muita vontade de bater na Tally kkk

    Beijos,
    Gabi - Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriella, eu até o momento não tive muitos problemas com Tally só uma indiferença ou outra em relação as suas atitudes. Espero que não venha me decepcionar com ela no futuro. kkkk
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Clóvis! Tenho uma amiga que é super fã dessa série. Lembro que ficava horas ouvindo ela falar maravilhas da série. Ainda não li, mas foi por falta de tempo mesmo. E pela sua nota, deve ser muito bom mesmo.

    Beijos,
    Bell
    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bell! Leia eu gostei, só não superou The Hunger Games, espero que a série se mantenha assim até o fim da mesma, é chato você vê uma série decair ao longo dela, ao invés de aumentar ainda mais.

      Beijos,
      Clovis.

      Excluir