28 março 2014

2

Resenha: O Vermelho Dos Seus Castanhos

Nome do Livro:O Vermelho Dos Seus Castanhos.
Autor: Leonardo Triandopolis Vieira
Data da publicação: 2013.

Sinopse:Em O Vermelho dos seus Castanhos, o caríssimo leitor poderá se deliciar com uma característica versatilidade autoral, manifesta por meio de uma agradável sonoridade das palavras, com efeitos de sentido provocados por aliterações e assonâncias, e por meio de uma escrita sumamente inquieta, questionadora e reflexiva. (Adriana Santana, professora Mestre em Estudos de Linguagens/UFMS)




E hoje trago para vocês a resenha de um livro de poemas e é de um autor brasileiro que além de escritor é blogueiro do Leio Eu, junto com sua namorada a Anny, e estou falando do Leonardo que nós que curtimos os vlogs literários conhecemos bem por seus vídeos sobre livros de qualidade, Jogos de RPG e etc. 

O livro reuni diversos poemas escrito com total cuidado e carinho do autor que é bastante perceptível ao leitor. O livro é dedicado a sua namorada Anny. Outra coisa que nos chama bastante atenção é a estética que cada poema foi escrito o cuidado com algumas figuras que se misturam com os poemas e a introduz no poema ela se torna parte dele. De uma maneira muito moderna ele brinca com os versos e não só com os versos, mas também com as palavras o jogo de palavras e seus significados foi muito bem utilizado por Leonardo em cada verso que compõe sua obra. 

Eu admito que não sou bom entendedor de falar sobre poemas e poesias, alias estou fazendo o melhor que posso para falar sobre esse tipo de literatura que de fato gosto. Mas se tem uma coisa que posso fazer o comentário é sobre os sentimentos que brotam a cada palavra de O Vermelho Dos Seus Castanhos, são bem nítidos. Quero até pedir perdão pela inexperiência, mas vamos melhorar com o tempo. 

O livro é dividido em duas partes a parte um, que tem por título Se me lança as semelhanças e a segunda parte que é O vermelho dos seus castanhos. A primeira parte são poemas que retratam coisas rotineiras e de forma simples e criativa. Um dos poemas que mais me agradou e chamou atenção foi sem dúvida o Ressignifica. 

"Quem sabe mais do que o saber saberia mais, mas sabe, riria menos". 
A segunda parte é carregada de sentimentos românticos e a escrita ela se torna bem mais sensível que antes os cuidados das palavras aumenta ainda mais e de uma forma ainda mais doce. Só lendo para sentir tamanha carga emotiva que essa parte carrega. 
"Meu amor em si é só".
E além do amor por sua namorada ele também relata outros como o seu apego a literatura.

É uma ótima leitura a ser feita quem curte poemas e quer algo de qualidade e nacional fica aí a dica. Um livro onde o sentimento e a criatividade se misturam em algo moderno e único. E é por isso que O Vermelho Dos Seus Castanhos leva:
                                  
 Desculpa pelo sumiço gente é que essas últimas semanas estão um confusão só por conta de mudanças, mas espero que tudo se resolva logo, logo.

2 comentários:

  1. Que legal *--* Eu não sou acostumada a ler poesias, mas achei tão fofo por ele dedicar a sua namorada :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéh! Eu também não leio muito, mas é algo que estou trabalhando para melhorar!

      Excluir