18 março 2014

2

Resenha: Perfeitos

*Se você não leu ainda Feios recomendo não ler a resenha já que por mais que tente evitar spoiler é inevitável seguindo a lógico que é uma continuação.

Nome do Livro: Perfeitos.
Título Estrangeiro: Pretties.
Autor: Scott Westerfeld.
Data da publicação: 2005.

Sinopse: Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão – festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade – há uma incômoda sensação de que algo importante está errado. Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver – as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.





E continuando a trilogia Feios do Westerfeld, que depois de um bom tempo terminei. A narrativa do Scott continua maravilhosa e fluída e fora que ele constrói muito bem os personagens, pois com a trilogia em si ele conseguiu abordar três formas de pensamento diferentes em um personagem só. E quando comprei essa distopia e como toda distopia ela crítica algo que é comum na sociedade cujo a qual foi escrita essa falava sobre os padrões de beleza onde todos em uma determinada idade teriam que passar por uma cirurgia e se torna perfeita. E fiquei curioso já que acho difícil para um autor abordar o tema beleza e não cai em toda aquela futilidade que envolve essa temática. E para minha surpresa Westerfeld conseguiu driblar isso muito bem com toques de ação e até o romance foi salvo disso, óbvio que a futilidade esteve presente já que o glamour onde os Perfeitos vivem demonstra isso. Mas não extrapolou a ponto de ficar chato ou cansativo entende, isso foi o que mais me está envolvendo nessa leitura.

O que fazer quando ser perfeito não basta? 
 E agora Tally se tornou perfeita, tudo o que ela mais queria em sua infância se tornou realidade. E é aí onde vemos a grande mudança Tally vê e pensa no mundo de outra forma, tudo que ela viveu quando esteve na fumaça não passa de uma mera história para ser contada a sociedade perfeitas o que a torna famosa e abre portas de festas cada vez mais glamourosas. Por que ser perfeita para a sociedade cheias de perfeito não basta o que te torna visível é sua conduta antes da cirurgia e sua fama por conta de suas aventuras. E se envolver com a Circunstância Especiais que é uma lenda para os perfeitos ou ser uma criminosa é ser popular nesse meio social. E é nesse universo que tally está nesse momento chega de feios, imperfeições no rosto, fumaça, natureza. Sua vida está focada em se torna um Crim e para isso eles tem que ser 'Borbulhante' para os Crims aprovarem sua entrada junto com Peris, Shay e todos os seus amigos. 
 E para demonstrarem isso eles tem que demonstrarem ser Borbulhante com sua fantasia. E é nesse meio que aparece Zane o líder dos Crims, um garoto alto, forte e perfeito mas um perfeito que chama mais atenção que os outros. E logo mostra interesse em Tally e o que parecia uma festa decisiva para Tally e seus amigos. Eis que surgem problemas que Tally em si nem imaginava, pois ela vê em toda festa alguém com trajes dos especias a seguindo. Até que ela descobre que era Croy ela sabe que o seu nome e que o conhece mais não lembra de muita coisa. Pois, quando você sofre a cirurgia para ser perfeita não só sua aparência muda mas sim seu cérebro também para te fazer pensar como todos os outros. Croy trás um recado para ela e lhe dá um endereço e logo é descoberto pelos especiais de meia idade e escapa dali. No dia seguinte Tally consegue logo o que queria se tornou uma Crim e toma café com Zane e o clima de romance se torna concreto e eles se beijam, apesar do sentimento de culpa desconhecido de Tally. E nisso ela explica todo o ocorrido para Zane que decide ir com ela nessa aventura. E é nessa aventura que Tally se depara com a cura que lhe foi prometida por David e Maddy. Só que o medo a leva a dividir os dois comprimidos com Zane. E aí é que vemos a diferença entre a tally antes e depois da cirurgia. Pois depois que ela toma, junto com Zane eles vem o mundo da mesma forma de antes apesar do rosto perfeito.
  Mas eles tem que manter as aparências para não chamarem a atenção dos Especiais. E logo traçam seu plano de fuga para fugirem e voltar para a fumaça que a cada ganha mais força com ações feitas por feios que vem para tentar informar para os feios que apesar do acontecido a Nova Fumaça VIVE! 
  E muito tem para acontecer e para se descobrir sobre esse sistema em que ser Perfeito é o ideal para todos. E nesse livro muita coisa podre é revelada por de baixo de todo glamour que envolve as festas.



Comentários

O foi coerente com o fim de Feios, estou gostando mundo de todo o mundo criado pelo autor. Ele realmente soube escrever e deu para notar que houve muita pesquisa a história consegue transmitir algo muito bom e nos faz ver o nosso futuro. Pois por mais de todo os problemas que essa sociedade apresente o que eu acho é o como a sustentabilidade é importante para eles toda a questão de preocupação com a reciclagem e da questão de toda a cidade ser auto independente usando energia renováveis e agredindo o mínimo a natureza atitudes que destoam disso para eles é selvageria do passado, como se a nossa sociedade atual fosse os homens da caverna deles. E isso é meio implícito nas entrelinhas da história, mas como sou biólogo e vivo e respiro isso, meio que foquei muito nisso. Parabéns Westerfeld! Mas nesse livro algo que me incomodava na Tally só veio a aumentar apesar de gostar muito dela algumas partes da personalidade me chatearam muito como a confusão em relação a seus amigos, ele uma hora é fiel a uma depois a outro e no fim se sente culpada por tudo e isso me irritou um pouco, juro tentei compreender o máximo isso nela mas não deu e por isso tirei uma estrela do livro por conta disso. E Perfeitos leva para casa:

E aí está mais uma resenha dando seguimento a série feio do Westerfeld, já comecei a ler Especial e logo mais resenhas para vocês aguardem. Um Abraços Mô Fios!




2 comentários:

  1. Eu adoro esse autor, acho os livros dele super diferentes e bem construídos! Não li o último ainda de Feios, mas pretendo ler em breve!
    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu primeiro contato com o autor e eu já me apeguei a sua narrativa, espero ler mais livro do autor em breve.
      Beijos,

      Excluir