Nome do Livro: Quem é você Alasca?
Título Estrangeiro: Looking For Alaska.
Autor: John Green
Data da publicação: 2005.
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Sobre Os Personagens
Os personagens do primeiro romance escrito pelo famoso John Green ou João Verde como muitos o chamam, por aqui. São adolescente, pois o livro é um Young Adult e toda a história se passa no Ensino Médio na escola de Culver Creek. Green se destaca pela maneira que constrói seus personagens, o que ele consegue fazer muito bem. A maneira como ele descreve cada personagem e sua personalidade e como cada personagem com seu caráter estão incluso em uma dinâmica que transforma a história em algo pessoal para o leitor, por que é praticamente impossível, você não se enxergar em algum personagem ou algum de seus traços. Bom, deixando esses comentários para depois vamos falar um pouco do personagens, nessa história se baseia por Miles Halter, O Coronel, Alasca Young, Takumi e Lara. Miles é um menino introvertido de poucos amigos, que é fascinado por biografias e não ver a hora de chegar em Culver Creek. Coronel é um dos estudantes de Culver Creek e colega de quarto do Miles com quem constrói uma amizade, ele conhecido por ser bom em fazer Trotes, Alasca Young é uma menina com seus dilema, cheia de manias e com sua personalidade forte e feminista declarada, trazem para ela muitas marcas na trama, tanto é que seu nome intitula o livro, Takumi e Lara são personagem que compõe os personagens principais apesar de sua pouca atuação eles tem uma importância para o trio anteriormente citado.
A História
O romance narra a história do Miles Halter um garoto inteligente e muito introvertido e que não tem muitos amigos, e é fascinado por Ultimas Palavras de grandes nomes da história mundial ou pessoas com certa relevância para a mesma o que o leva a ter uma coleção de biografia. Miles por não ter muitos amigos não vê a hora de ir para Culver Creek a escola de seu pai onde ele põe todas suas esperanças em começar algo novo em sua vida e ir em busca do Grande Talvez, tirado das últimas palavras de François Rabelais. E ao chegar em Culver Creek, se despede de seus pais e vai ao seu quarto e logo se depara com o clima nada frio do Alabama em pleno verão e logo conhece seu colega de quarto que se intitula Coronel e logo dá um apelido para Miles de Gordo (Ironia). E é ao sair para apresentar o colégio a Miles que ele se depara com Alasca Young uma menina bela, de curvas perfeitas e olhos verdes, cuja qual se apaixona de imediato, Alasca logo simpatiza com ele, apesar de sua personalidade nada fraca, pois ela se impõe a cada questionamento que é posto a ela e não sai sem deixar sua opinião clara. Logo depois ele conheci Takumi o japonês que completa o grupo nos trotes contra alguns riquinhos cujo o ódio o Coronel alimenta. E logo se inicia as aulas e a vida no colégio interno do Miles começar, novas aulas, Os primeiros amigos, o primeiro amor e a primeira vez de muita coisa não vivida nos ensinos anteriores, e Miles nem imagina mas sua estádia no Culver Creek vai ser muito intensa em relação a seus sentimentos, emoções, lealdade, últimas palavras e do Grande Talvez.
"Então, esse cara", eu disse, parado à porta da sala. "François Rabelais. Era poeta. Suas últimas palavras foram: 'Saio em busca de um Grande Talvez'. É por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez". Pág.5
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente." pág 56
Comentários
Bom, Pessoal nem preciso comentar sobre os personagens do John Green por que ele sabe muito bem contruí-los e também nos envolver com eles o que é o principal, para o prosseguir da leitura. A Narrativa do John é muito prazerosa de ser lida, você não vê o tempo passar e principalmente depois que você se envolve na história e com os personagens. Eu realmente recomendo a leitura do livro e também do autor, pois realmente eu vi que ele merece tudo isso que falam dele, é verdade pode conferir sem medo e posso afirma que comecei o ano muito bem em questão de leituras. A história é bem construída e bem desenvolvida e realmente te faz refletir sobre muitas coisas da vida, ele te faz rir, chorar, ter raiva de algumas coisas que o personagem faz, mas acho que tudo isso faz parte de um bom livro. E é por isso que Quem É Você Alasca? leva:
Bom, Pessoal aí está a primeira leitura do ano de 2014 e a primeira da maratona logo, logo trarei o do próximo livro.
Bom , pelo visto esse livro divide muitas opiniões e preciso urgentemente ler-lo para poder ter a minha. Ainda não li nada do John - por enquanto - mas tenho uma grande vontade.
ResponderExcluirParabéns pela resenha .
Beijos,
miiheomundoliterario.blogspot.com.br
Oi Yasmim! É pelo que andei vendo dividiu sim, só que achei esse livro perfeito e aconselho começar por ele se tratando de ler John Green, espero que você goste tanto quanto eu, muito obrigado pelo elogio.
ExcluirBeijão!