22 janeiro 2014

2

Resenha - Todo Dia [Maratona Literária 2.0]

Olá Pessoal hoje trago pra vocês a última resenha dos livros lidos na Maratona Literária, que foi muito bom e recomendo a experiência.


Nome do Livro: Todo Dia
Título Estrangeiro: Every Day
Autor: David Levithan
Data da publicação: 2012.

Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.


Sobre Os Personagens

Bom, os personagens criados por Levithan são bem construídos e muito bem preparados. Nós sentimos o cuidado que Levithan teve em deixar cada coisa o mais real possível, o quanto ele torna as experiências do A bem comum e natural. A como diz na sinopse é um ser que acorda todos os dias em um corpo diferente e ele vive assim a 16 anos sua idade, mas ele nunca troca para um corpo mais velho que ele, sempre na mesma idade, A por mais que não compreenda sua condição se conformou com ela e apenas vive, ele tem desejos, sonhos, pensamentos e desejos, mas sempre tem que realizá-los em um dia ou não o pode fazer pelo fato de não atrapalhar a vida cujo a qual ele habita. A é um pessoa muito madura, o que é de estranhar para uma pessoa de 16 anos, mas você tem que ver a condição cujo ele se encontra, que ele não aprende as coisas da nossa forma ele não vê o mundo da mesma forma e por isso não aprende as coisas como nós o que o torna bem mais maduro para sua idade. Justin é um garoto estranho, frio com todos que demonstram qualquer afeição a ele e principalmente com sua namorada Rhiannon uma jovem doce e meiga, mas triste por viver em um relacionamento ruim, mas sem coragem para terminá-lo por medo de ficar sozinha.

A História

A é uma pessoa/ser que habita um corpo a cada dia os capítulos são titulados com números são os dias e pessoas que ele habitou, um fato curioso. E a cada habita um corpo, uma vida e uma rotina diferente. E o livro começa no dia 5.994 ele está no corpo de Justin um garoto frio, ele logo acessar os pensamentos da pessoa para saber quem ele é e acessa as informações necessárias para passar o dia como as pessoas, o nome delas e o seu próprio nome. E é nesse corpo que ele conhece Rhiannon a namorada de Justin, ele não gosta de se meter muito na vida das pessoas prefere deixar tudo o mais natural possível ele faz isso a 16 anos e se acostumou com isso mesmo que isso não se agrada. Ele analisa a frieza que Justin trata a namorada ao acessar suas informações e logo vê que muitas coisas que ele fez foi diferente e depois de ver que não é justo e cansado de sua situação faz algo inesperado e resolve mudar a dinâmica desse casal, o que ele não sabe é que no fim disso e ao acorda no outro dia é que ele levou consigo mais que o momento e sim um sentimento o amor por Rhiannon e aos dias que se seguem ele tenta de diversas formas tentar encontrá-la, só para vê-la e é nisso que dá sair da rotina triste de sua condição, apaixonar-se por uma garota que nem sabe que ele existe, que nem imagina que quem fez parte de um dos dias mais felizes do seu relacionamento não foi o Justin e sim uma Pessoa que vive uma vida diferente todo dia não por que ele está fugindo da polícia, ou fugindo de criminosos perigosos, mas uma pessoa que se conformou em 16 anos a viver com uma condição. Qual será o fim desse triangulo amoroso com mais de três pessoas?


"Quando o primeiro amor termina, a maioria das pessoas sabe que outros 
virão. Elas não acabaram para o amor. O amor não acabou para elas. Nunca 
será igual ao primeiro, mas será melhor, de diferentes modos".pág 272 



"Se tem uma coisa que aprendi, é isso: todos nós queremos que tudo fique bem. Nem mesmo desejamos que as coisas sejam fantásticas, maravilhosas ou extraordinárias. satisfeitos, aproveitamos o bem, porque, na maior parte do tempo, bem é o suficiente." pág. 11

Comentários

Eu não tenho muito o que falar desse livro, a não ser que é uma dos melhores livros que já li na vida, podem falar que é exagero, mas não é faz tempo que um livro não me deixou tão destruído por acabar, ele conseguiu descrever cada pessoa de uma maneira tão natural e o melhor sem precisar de um monte de personagem com apenas um personagem ele abordou diversos temas tabus de nossa sociedade como homossexualismo, drogas, obesidade, preconceito entre outros temas polêmicos para a sociedade. E trata isso de uma forma fantástica como deveria ser para alguns de nossa sociedade. A se todos nós fossemos que nem o A e visse as pessoas como simplesmente o ser humano e não pela suas características gerais. E por isso que recomendo esse livro para vocês leiam sim esse livro e degustem, pois pra mim foi um dos livros mais lindos que já li. e é por isso que ele leva:


Que pena que esse livro acabou, espero ler mais livros assim, fiquem a vontade para comentar o que acharam. Abraços e que a sorte esteja sempre ao seu favor.

2 comentários:

  1. Olá!
    Bem, eu gostei muuuuito da história, mas o final me deixou tipo: já acabou? rs
    Para mim, precisava de mais explicações, eu queria muito saber porque o A é assim, de onde ele vem e esse tipo de coisa. Essa falta de explicação tirou um pouco do meu amor pelo livro, mas ainda assim, gostei muito :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha esse livro acabou comigo que final foi aquele, também fiquei bastante curioso e esse livro causa isso de deixar um gostinho de quero mais nos leitores. David tem um escrita que te prende!
      Beijos e Seja Bem Vinda ao Books Of Seasons!

      Excluir